domingo, 30 de março de 2014

As aventuras do Caça-Feitiço: O Aprendiz - Joseph Delaney [Resenha]

Título: O Aprendiz: As Aventuras do Caça Feitiço - vol. 1
Autor: Joseph Delaney
Editora: Bertrand
Páginas: 224
Ano: 2008 
Thomas Ward é o sétimo filho de um sétimo filho e se tornou aprendiz do Caça-feitiço. A missão é árdua, o Caça-feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amarrar ogros. Quando, porém, é enganado e cai na armadilha de libertar Mãe Malkin, a feiticeira mais malévola do Condado, começa o horror. Então Tom tem que fazer a coisa certa para que ninguém saia ferido.




Como você se sentiria tendo o estranho dom de sentir espíritos e ver assombrações, o que você faria sabendo que seu destino é se tornar aquele que combate diretamente às trevas? Essas são as principais questões que afligem a cabeça de Thomas Ward, um garoto de 13 que é um sétimo filho de um sétimo filho, e por isso deve se tornar um aprendiz de caça-feitiço, um ofício duro, que sofre com o preconceito de todos e o medo de ter uma vida solitária.

 O enredo de “O Aprendiz” se desenvolve de maneira bem fluida, Tom que por ser o ultimo dos filhos não tem outra opção senão se juntar ao caça-feitiço para se tornar o seu aprendiz, mas antes de ser aceito ele deve provar a sua coragem passando por provas amedrontadoras. Como todo bom aprendiz, Tom é inocente e inexperiente e ao ser enganado por Alice, a sobrinha de Lizzie Ossuda acaba ajudando a liberar uma velha feiticeira que foi presa pelo do Caça-feitiço.

Então, nesse caso, poderia facilmente cair vítima dos truques que usam. Portanto, cuidado com as garotas da aldeia. Especialmente as que usam sapatos de bico fino. Anote isso. É um bom começo.

Joseph Delaney, o autor da série “As aventuras do Caça-feitiço” se foca em poucos personagens importantes, dando a eles uma boa abertura para o crescimento de cada um, do irmão mais velho Jack a Ellie, da misteriosa mãe do Tom, até o pai que pouco participa na história, mas que ajuda muito o Thomas com os seus ensinamentos e frases. O Caça-feitiço Gregory faz bem o clichê de tutor, até na aparência com suas vestes negras e sua barba branca, mas ainda assim, é o melhor personagem do livro. E a Alice, a garota de sapatos de bico fino responsável por enganar Tom cresce muito durante a trama, enfim, o Joseph nos mostrou que é sim possível criar uma grande aventura com poucos personagens.
Mas de todos os pontos, o que em minha opinião é o maior diferencial para o sucesso dos livros da série é a escrita de Joseph Delaney, que consegue mesclar terror, aventura, suspense e ambienta muito bem o cinzento condado medieval, que é onde se passa a história.
Enfim, o livro “O Aprendiz”, é um ótimo livro de fantasia que com certeza te transportara para um mundo cheio de ogros, feiticeiras e espíritos e junto com o Tom poderá compartilhar das tenebrosas, mas alucinantes aventuras. Recomendo muito esse livro para amantes de aventuras e terror.
Nota: ★★★★ (4/5).

Agora vamos a uma curta análise do trailer da adaptação cinematográfica do livro “O Aprendiz”, chamado “Seventh Son” (Sétimo Filho):


Que dizer desse trailer? Escolheram um cara com mais de 30 anos para interpretar um personagem que era para ter 13, durante todo o trailer nós não vemos nem de passagem a Lizzie Osuda e nem o Tusk, eu achei, na primeira vez que vi, que aquela mulher que aparece falando com o Gregory era a Lizzie, mas não senhores, ela é a mãe Malkin, a mesma que no livro é descrita como uma típica bruxa da Disney, velha, feia, com ruga no nariz e no filme tem uma aparência completamente diferente. A única coisa que parece ser fiel ao livro é o Caça-feitiço que ficou realmente muito parecido com a descrição do livro, tirando o fato de ele mandar o Tom matar qualquer feiticeira que ele encontrar, uma opinião que dificilmente ouviríamos do velho Gregory. O filme parece ter monstros alados, monstros com quatro braços, monstros aquáticos, coisas que nem são mencionadas no livro. Enfim, você que assim como eu, leu ou lerá o livro parece que se decepcionará muito com essa “adaptação”, porque aparentemente nem o básico foi mantido e a utilização do nome do livro é apenas uma jogada publicitária, tomara que eu esteja errado e esse filme seja realmente bom.
Fiquem bem, até a próxima e lembre-se, não confie em garotas com sapatos de bico fino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.