domingo, 20 de julho de 2014

[Análise] Fios de Prata: Reconstruindo Sandman - Raphael Draccon.

Título: Fios de Prata: Reconstruindo Sandman.
Autor: Raphael Draccon.
Editora: Leya
Páginas: 352
Ano: 2012
ISBN:  9788580445961
Sinopse: Mikael Santiago realizou o sonho de milhares de garotos. Aos 22 anos era o jogador brasileiro com o passe mais caro da história do futebol. Para muitos ele era um mito. Mas à noite seus sonhos o amedrontavam. Às vezes, o que está por trás de um simples sonho - ou pesadelo - é muito maior do que um desejo inconsciente. Há séculos, Madelein, atual madrinha das nove filhas de Zeus, tornou-se senhora de um condado no Sonhar, responsável por estimular os sonhos despertos dos mortais.
Uma jogada ambiciosa que acaba por iniciar uma guerra épica envolvendo os três deuses Morpheus, Phantasos e Phobetor, traz desordem a todo o planeta Terra e ameaça os fios de prata de mais de sete bilhões de sonhadores terrestres. Envolvido em meio a sonhos lúcidos e viagens astrais perigosas, a busca de Mikael pelo espírito da mulher amada, entretanto, torna-se peça fundamental em meio a uma guerra onírica. E coloca a prova sua promessa de ir até o inferno por sua amada.


Olá pessoas, sejam bem vindos a mais uma análise de livro, dessa vez de “Fios de Prata: Reconstruindo Sandman” de Raphael Draccon.
Fios de Prata tem uma história fantástica, que explora o Sonhar, a dimensão ou mundo dos sonhos, amplamente tratado por Neil Gaiman. Raphael diz no próprio título que está reconstruindo Sandman, ou seja, usando a base mitológica do Sonhar e acrescentando outras mitologias e próprias criações para literalmente reconstruir o universo e dando uma nova cara ao mito.
O livro conta com o maior primeiro ato que eu já vi na vida, o que é bom se tratando dessa história já que a construção dos personagens e do romance entre Mikael e Ariana pôde ser mais bem trabalhada. A descrição do autor é muito boa e causa grande imersão, a cena da balada, quando Allejo conhece Ariana foi muito, mais muito boa. O estilo de escrita em si do Draccon é muito bom, algo meio poético, da mesma forma que fica mais material quando está no mundo “real”, fica mais efêmero quando narra o Sonhar.
A guerra entre os deuses foi muito bem explorada, o jogo dos tronos feito ali foi bem intrigante, algo que te engana, já que a personagem que você pensava ser fraco acaba sendo o mente por traz de toda a guerra. A batalha em si também foi algo sensacional, parecia uma convenção nerd, porque tinha de tudo, e a junção de todos esses seres ali foi muito bem colocada.
A aventura do Allejo pelo inferno me pareceu um pouco curta, (no estilo isso acabou rápido demais). A conexão das coisas que acontece no sonhar com o mundo real foi também algo que me chamou bastante atenção, uma batalha, ou mesmo um pacto lá muda a percepção e a vontade das pessoas no nosso mundo, trazendo problemas, mas também atitudes boas.
Um ponto que eu senti falta foi a descrição de algum jogo de futebol do Allejo, é dito que ele é o melhor jogador do mundo, mas isso não é mostrado. Não queria que todas as partidas fossem descritas, já que isso poluiria o livro com coisas desnecessárias, mas pelo menos a primeira partida dele no PSG merecia ser contada. Da mesma forma de as apresentações da Ariana são descritas e tem muita importância porque constroem a identidade dela, sendo a ginastica parte fundamental da sua identidade, o futebol deveria aparecer para estabelecer e mostrar todo o talento de Mikael.
“Fios de Prata” é um livro para quem é apaixonado por romances bonitinhos, que adora uma boa guerra com descrições emocionantes de batalhas, de discussões e questões filosóficas intrigantes, de um universo riquíssimo e interessante. Enfim, é um livro para quem quer uma obra fantástica não só no gênero, mas também na sua constituição.
Nota: ★★★ (3/5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.