segunda-feira, 15 de setembro de 2014

[Análise] Fique inSano com a série Vikings.

Eai Belê? Sejam bem-vindos a mais uma análise, dessa vez analisaremos as duas temporadas da série Vikings. Se você ainda não conhece essa série (Clique Aqui) para ver nosso post explicando de forma detalhada e sem Spoilers do que se trata essa série. Ressaltando aqui que esse post tem SPOILER das duas temporadas de Vikings. Enfim, vamos navegar para o oeste nessa análise.


A série Vikings, como eu expliquei no "Conhecendo" é uma série do History Channel que conta a história de Ragnar Lothbrok, um fazendeiro que encontra uma maneira de navegar a oeste e descobre os reinos da Inglaterra e inicia diversas incursões e intrigas na conhecida história da invasão Viking ao ocidente.

A série claramente acompanha a ascensão de poder do Ragnar, no início ele era somente um fazendeiro fodido e depois passou a ser um Earl (uma espécie de Conde), depois batalha com um Jarl (que seria algo como um Duque), engana e mata um rei e na cena final da 2ª temporada parece ter se tornado rei (algo que não fica muito claro, já que ilusões são bem presentes na série, como as visões de Odin que o Ragnar tem). É bem divertido acompanhar essa subida de posição que ele tem, e deixa a história cada vez mais interessante, porque com mais poder, maiores são os feitos que ele pode alcançar.

Os personagens dessa série são muito bem construídos, mesmo porque não há muitos, mas os poucos que tem são importantes a sua maneira. Acho que falta um pouco de coragem aos roteiristas da série para mortes, houve aquela grande infestação que matou muitas pessoas da vila do Ragnar, mas que não teve nenhuma morte importante, apenas a Gyda que nem era tão importante assim. Falta coragem de dar mortes importantes, como de personagens como Rollo, Lagertha, Floki, Bjorn. As coisas acontecem, as batalhas e lutas passam e apenas figurantes morrem e isso faz a série perder o lance do medo do personagem que você gosta morrer, e isso faz falta.

As batalhas e lutas de Vikigs são muito boas, bem realistas e bem coreografadas. Comparado a Vikings as lutas de Game of Thrones parecem até brincadeira de criança. O fato dos Vikings lutarem usando paredes de escudo ajuda bastante nesse quesito, já que é sempre emocionante e interessante acompanhar batalhas assim. Vejam um exemplo:


O contexto histórico da série é muito bem feita. É obvio que haverá furos, mas eles se preocupam o máximo com isso. Sobre a representação da cultura Viking, algumas das coisas são bem fieis, como o contexto religioso, mas outras são mudadas para se adequar a alguns padrões de obras medievais, segundo um dos autores o motivo para isso é que se a representação fosse 100% fiel a realidade, com certeza ele conseguiria alguns milhares de telespectadores, mas com algumas mudanças ele pode conseguir milhões, já que a explicação de algumas coisas seriam necessárias e quebrariam o ritmo da série, usando alguns padrões eles economizam esse tempo.

O enredo da série é bom, os poucos personagens existentes fazem com que fique fácil girar o plot da história entre eles, criando as intrigas. As incursões para a Inglaterra é o ponto forte, na minha opinião, já que confronta duas culturas bem distintas, e traz muitas cenas de batalhas fenomenais.

Vikings não é uma série de Fantasia, até há alguns aspectos fantásticos, mas que não passam de ilusão e imaginação dos personagens. Como, por exemplo, as visões que Ragnar tem de Odin, ou os machucados que se abrem em Athelstan, mas que não existem e fazem parte de sua crença e da culpa que paira em sua mente.

Falando em Athelstan, ele é um dos personagens mais interessantes da série, e por isso é um dos arcos mais legais de toda a história. A visão de um sacerdote de uma cultura distinta, novos deuses, os ritos de passagem, tudo isso faz dele um personagem que não pode morrer.

Continuando a falar de personagens, o Rollo, irmão de Ragnar é um daqueles personagens controversos, porque você sabe que a inveja bate forte em seu peito e isso faz dele alguém imprevisível, já que você nunca sabe de que lado ele está. Mas na 2ª temporada ele deixou claro que será 100% fiel a Ragnar.

O Floki é um personagem legal, mas que pra mim já deu o que tinha que dar. Na 2ª temporada cada cena dele me fazia odiá-lo cada vez mais, mesmo que no fim tudo aquilo fazia parte do plano, eu acho que ele já está ficando chato, masss enfim.

Vikings é uma série simples, porém bem feita. Não deixa nada a desejar em todos os requisitos, o que faz dela o que eu chamo de obra "Redondinha", ou seja, algo bem feito e bem encaixado, que funciona em sua proposta e executa o que se propõe a fazer de maneira exemplar. Os atores são bons, a produção é ótima (inclusive no tratamento de roupas e na criação dos cenários, que faz tudo ficar bem real), a direção também faz um bom trabalho.

Enfim, Vikings é uma série muito boa. Não é muito conhecida aqui no Brasil, mas deveria ser já que vale muito a pena ser vista. Nos EUA tem uma boa audiência, que fez com que a 3ª temporada fosse graciosamente confirmada, e deve estreiar em fevereiro de 2015. Até agora a série conta com 19 episódios, de 40 minutos cada. Duas temporadas curtas que te deixarão com aquela sensação de quero mais.
Nota: ★★★★★ (5/5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.