domingo, 7 de setembro de 2014

[Conhecendo] Faça a diferença com a série Vikings.

Olá senhoras e senhores, sejam bem vindos a mais uma post da categoria “Conhecendo”, onde eu faço um resumo da obra, algo entre uma sinopse aprofundada e primeiras impressões, enfim, o Conhecendo de hoje é sobre a série de TV “Vikings”.
Os Vikings, na vida real eram um povo do norte da europa, adoravam um panteão de deuses que depois ficaram conhecidos como deuses nórdicos (como Odin, Thor, Loki, Freyr) . Viviam numa terra que era difícil para o cultivo, conseguiram desenvolver ao longo dos anos a construção de barcos e assim começaram a explorar as terras vizinhas, saqueando, matando e pilhando as terras que encontravam. Durante a idade média se envolveram em diversas incursões na Inglaterra medieval e é aqui que o momento Wikipédia desse post acaba e a história da série começa.


Ragnar Lothbrok um fazendeiro de uma das cidades vikings descobre uma maneira de se localizar e assim poder navegar no mar aberto, já que eles só navegavam a leste, e navegando a oeste poderiam então descobrir outras terras e reinos desconhecidos.
Floki, o coringa construtor Viking medieval em ação.
Com a ajuda de Floki, um construtor de barcos Ragnar navega a oeste e encontra um dos reinos da Inglaterra, na Alta Idade Média. Assim se envolve em intrigas com o rei do reino de Nortumbria (que ele invade ) e com Earl da cidade onde ele mora (uma espécie de Duque viking) e assim começa sua jornada de batalhas, intrigas, explorações e guerras.
De imediato, muitos críticos a comparam a Game Of Thrones, por ter um tom mais sombrio em uma obra medieval, mas há várias diferenças que devem ser ressaltadas. Em GoT contamos com um mundo vasto e que é bem explicado e tudo é fictício. Já em Vikigs, a obra se baseia na história de um herói nórdico Ragnar Lodbrok, e se passa no nosso mundo real. Então por isso não há nada de fantástico, há sim passagens bizarras e cenas estranhas, mas tudo se passa na cabeça dos personagens, e se baseia em suas crenças. Como o fato de Ragnar ver Odin (o deus supremo dos nórdicos) algumas vezes e o Athelstain ver seu pulso e cabeça sangrarem estão ligado as suas crenças religiosas e suas vontades naquele momento. Então não há atributos fantásticos reais, a série traz um mundo mais real, mais sujo e mais cruel.
As cenas de batalhas são muito melhores que as de GoT. As lutas são bem coreografadas, e as batalhas dos Vikigs (que usavam estratégias de paredes de escudo) são muito bem feitas, interessantes e emocionantes. 
Lagertha, ahh Lagertha awnn ;)
A atuação dos atores também é muito boa, com destaque para Travis Fimmel, o protagonista Ragnar Lothbrok, Gustaf Skarsgård, o Floki e a atriz Katheryn Winnick a Lagertha, esposa de Ragnar e escudeira no exército Viking.
A caracterização da série é impecável, as roupas, os cenários, a localidades, tudo é tecnicamente perfeito. Tão bom quanto em GoT, diferente de séries como Xena por exemplo, onde era visível que as roupas eram novas e que os cenários não eram reais, em Vikings há uma preocupação com a sensação de veracidade de tudo aquilo, você realmente entra naquele mundo.
Vikings não tem um enredo muito complexo, mas conta com personagens interessantes, batalhas empolgantes, cenas emocionantes e um contexto histórico perfeito. Com certeza uma das melhores obras do History Channel (que poderia fazer menos programas de Aliens e mais séries como essa, diga-se de passagem). Vikigs é uma série sombria, cruel e real, recomendadíssima pra quem curte obras medievais, história e lutas por riquezas e poder.
P.S: Se você não conhecia a série, veja. Tem apenas 2 temporadas e 19 episódios até o momento, farei outro post com uma análise completa das duas temporadas com spoilers e tudo ainda esse semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.