terça-feira, 21 de outubro de 2014

[Análise] O Cavaleiro dos Sete Reinos: Histórias do Mundo de Gelo e Fogo - George R.R. Martin.

Título: O Cavaleiro dos Sete Reinos.
Autor: George R.R. Martin.
Editora: Leya.
Páginas: 416.
Ano: 2014.
ISBN: 9788580449730.
Sinopse: Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles - uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de "As Crônicas de Gelo e Fogo" a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.

Olá pessoas, sejam bem-vindas a atrasada Análise literária aqui do Blog Ex Machina 9. Dessa vez do livro de George R.R. Martin, o Cavaleiro dos Sete Reinos.

O Cavaleiro dos Sete Reinos é a junção de 3 contos protagonizados por Dunk e Egg, um cavaleiro andante e seu fiel escudeiro. Esses personagens são dois grandes heróis no universo das Crônicas de Gelo e Fogo, sendo citados nos livros da série. Dunk é um pobre ferrado, que após ser adotado por um cavaleiro andante, se torna escudeiro e é treinado para no futuro se alto proclamar cavaleiro (já que pela lei ele precisaria que algum outro cavaleiro o nomeasse cavaleiro, mas ninguém faz isso para ele). Ele, depois da morte de Sor Arlan decide se tornar um cavaleiro andante, que anda por aí a procura de torneios e serviços para os nobres senhores de Westeros.

A obra começa 90 anos antes no início do Guerra dos Tronos. Por se passar a tanto tempo atrás, há somente poucos personagens que aparecem nas CdGeF. Por se tratar de Martin o enredo se desenvolve daquela maneira calma e um pouco lenta, mas é bem menos complexo que os livros da série, já que contam com somente um ponto de vista, e não trata de conflitos e planos tão grandes.

O primeiro conto mostra o início da vida de cavaleiro de Dunk, com seus problemas financeiros, o preconceito e falta de respeito que ele sofre. Ele vai até o torneio de Vaufreixo para tentar ganhar uma grana, mas lá se envolve com alguns problemas com um príncipe Targaryen (tinha que ser né...), e que cria o melhor conto, em minha opinião. Além de muito informativo, por contar algumas histórias dos grandes senhores de Westeros que estão participando o evento, aprofunda a relação de Dunk e Egg e conta com lutas e até batalhas intensas e um plot twist filhodaputa. Ah, e nesse conto vemos que há sim Targaryens legais, mesmo a maioria sendo bem escrota, como deve ser de sangue.

O segundo conto explora um conflito entre dois Lordes minúsculos, na Campina. É engraçado esse conto, porque ao fazer um paralelo com Guerra dos Tronos, onde vemos conflitos dos Grandes Senhores, com seus exércitos gigantescos e poderosos, aqui vemos dois senhores fracos, com exércitos quase inexistentes. Um choque de realidade muito interessante nesse universo para nós, leitores.

O terceiro conto mostra outro torneio, para a celebração de um casamento. Esse conto é bem legal, mesmo eu chamando o Dunk de burro a cada página que eu virava. O que eu mais gostei nesse conto foi a participação do Lorde Corvo de Sangue, que todos diziam ser um cara bem ruim, mas que eu achei bem interessante (e que me lembra um pouco o Tyrion pela sua história e personalidade).

Enfim, esse livro é bem interessante para quem gosta das Crônicas de Gelo e Fogo e querem se aprofundar ainda mais nesse universo. Mostra uma época onde os Targaryens governavam os 7 reinos, o que é bem interessante, mesmo porque isso nunca voltará a acontecer e explora um tipo de relação de amizade difícil de se ver nas obras do Martin, e tratando de assuntos mais pé no chão, mostrando a vida do cidadão simples, e não dos Lordes ricos e poderosos, que tomam banho todos os dias, usam roupas de seda, comem comidas boas e dormem em castelos. Vale muito a pena ler!
Nota: ★★★★★ (5/5).

Comente ai embaixo, sério, não tenha uma cabeça dura como uma muralha de castelo.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.