quinta-feira, 2 de outubro de 2014

[Recommendation Ex Machina]: Bakuman

Começando mais um "Recomendação da Máquina", dessa vez de um mangá/anime, o Bakuman.


Bakuman é um mangá roteirizado por Tsugumi Ohba e desenhado por Takeshi Obata, que foi publicado na Shueisha e que fez muito sucesso, sendo elogiado pelos críticos e pelos fãs. O mangá conta a história de Moritaka Mashiro e Akito Takagi, dois estudantes que sonham em se tornar mangákas. Contextualizando a história desse mangá, seria o mesmo que escrever um livro contando a história de um escritor escrevendo um livro. meio estranho isso, né?

Enfim, Bakuman é um anime (eu só assisti o anime) muito divertido. A maneira que eles expõe o mercado editorial japonês, os processos, as burocracias, tudo é bem ilustrado e para quem é fã dos quadrinhos japoneses tudo é bem interessante, é bem um Making Of dos mangás.

Um ponto em que eu considero o anime fraco são os relacionamentos amorosos. Tudo é meio bobo, a maneira que a relação do Mashiro e a Miho se desenvolve é patética. Aquilo não faz o menor sentido e essas partes são bem chatas. E não é só a relação amorosa do Mashiro que é estranha, a do Akito e da Kaya também é bem escrota (já que ele casa com a garota, mas nem gosta dela, trata ela mal e tals).

Mas em compensação outros pontos são legais, o humor do anime é bom e as loucuras, tipicamente japonesas são bem verossímeis, por exemplo, no anime temos aquele mangaká do mangá da fuinha que vive sendo torturado pelo seu editor para fazer o mangá, pois bem, há casos como esse na vida real.Um deles conta que um mangáka estava sendo obrigado a desenhar, e disse para seu editor que iria no banheiro, após demorar muito o editor foi até o banheiro e encontrou a janela quebrada, procuraram o cara por quase um dia inteiro e foram encontrar ele em outra cidade, em plena fuga. Então todas aquelas loucuras com o cara da fuinha não é assim tão viajado.

Uma coisa que eu sinto falta no Bakuman é a apresentação das obras que os protagonistas criam durante a história. Sempre eles tem novas ideias, mostram algumas páginas, mas eles nuncam contam muito sobre as histórias, ou mostram o que acontece lá. O Eiji, por exemplo, ele sempre é destacado como um Gênio dos mangás, mas POR QUÊ?  Nunca é realmente apresentado os motivos para ele ser um gênio, fica tudo meio vago, eles dizem e você simplesmente acredita naquilo.

Enfim, mesmo com algumas problemas, Bakuman é um dos melhores animes que eu já assisti. Vale muito a pena ser visto. O enredo é envolvente, há um numero absurdo de plot twists, os personagens são interessantes e a temática é inovadora. Então se você está na duvida sobre que anime assistir, vai na fé, veja Bakuman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.