domingo, 14 de dezembro de 2014

[Análise] Percy Jackson e a Maldição do Titã - Rick Riordan.

Título: Percy Jackson e a Maldição do Titã.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Intrinseca.
Páginas: 336.
Ano: 2009.
ISBN: 9788598078588.
Sinopse: Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo.










Olá pessoas, sejam bem-vindas a mais uma Análise literária nesse blog. Dessa vez mais um livro da série do Peter Jackson, A Maldição do Titã, o 3º livro da série Percy Jackson e os Olimpianos.


Então vamos começar pelo ponto principal. O livro foi decepcionante pra mim. No final do segundo eu fiquei animado com a entrada da Thalia. Mas durante essa história eu acabei chegando à conclusão que a Thalia é chata. Eu senti falta da Annabeth (talvez até mais que o Percy). Então o principal plot que me motivou a ler o livro foi falho, mas relevamos.

Esse já é o terceiro livro de Percy Jackson que ele usa o mesmo plot device para o enredo, o Save The Princess. Ou seja, os três foram basicamente missões de resgate, muito parecidas inclusive, e a trama se desenvolve da mesma maneira. Um pouco de construção de personagem; algum monstro aparece e eles lutam; conversam sobre os planos; mais um monstro aparece; eles dão dois passos; mais um monstro dá as caras. É meio monótono e extremamente enjoativo.

Esse fato era até amenizado no primeiro livro, onde as ações faziam sentido e toda as pequenas tramas eram apresentadas. Mas nesse livro tudo é jogado sem mais nem menos tirando toda a profundidade da trama.

Em quesitos técnicos, o livro está um pouco melhor, comparado com os anteriores. Há alguns personagens novos, além da Thalia, como a Zoe, a Bianca e aquele irmão chato dela. Somos apresentados a mais alguns deuses, que nos mostram cada vez mais que o Cronos TEM que vencer a guerra e tirar esses deuses de merda do poder.

Na mitologia grega, na era onde Cronos governava é chamada de Era de Ouro, onde os homens eram imortais, viviam sempre na primavera, tinham comida em abundância e nem usavam roupas coisas normais pra gregos. Enfim, era uma versão grega do paraíso. Depois, com a ascensão dos deuses o mundo acabou virando essa merda que tá hoje. Então só por esse paragrafo dá pra perceber quem é o melhor governante. Vote Cronos, por um mundo melhor!

Enfim, achei esse livro mais fraco que os anteriores. Lerei os próximos, já que li mais da metade da série. Mas estou meio decepcionado, porque o primeiro me animou tanto e esse animo foi se definhando quando eu li a sequência de livros.
Nota: ★★ (2/5).

EXPOILERS: Selecione a área branca para ver os o paragrafo com spoilers...

Mano, como assim todos os personagens novos morrem. A morte da Bianca não teve construção nenhuma, e foi bem forçada. Você começa a criar um laço com a garota e ela morre. A morte da Zoe foi mais significativa. Eu estava começando a gostar dela, e dai ela morre. Seria melhor se a Thalia morresse, porque ô garota chata. Pelo menos a Annabeth voltou e isso é o que importa. Durante o livro, nos momentos que o Percy ia falar com a mãe dele, eu sempre pensava em como ele ficaria se pegasse a mãe com o amiguinho dela na hora H. Porque numa das cenas, ele chegou quase na hora, se ele liga uns cinco minutos depois fudeu USHUAHSUAHSSHAU.

Deixe seus comentários ai embaixo. Curta nossa página no Facebook e me siga no Twitter.


Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.