domingo, 22 de fevereiro de 2015

[Conhecendo] Marco Polo (Série).

Sejam bem-vindos a mais um “Conhecendo”, onde nós falamos, sem spoilers, de obras e recomendamos ou não o seu consumo. A obra da vez é Marco Polo, a série da Netflix que conta a história do grande explorador latino vivendo suas aventuras na Ásia.

A série é tecnicamente bem feita e conta com bons valores de produção (algo já garantido no Netflix), as roupas, os cenários, tudo convence e parece bastante real.

Acompanhamos Marco Polo em sua viagem junto do seu pai à corte do Kaghan mongol, Kublai Khan (neto de Genghis Khan). Para quem é interessado na história dos mongóis como eu, a série já conta com um atrativo a mais, já que há interação com outros Khans e algumas disputas entre eles. O Kublai é o personagem mais interessante dessa temporada, ele rouba a cena totalmente e mesmo que o Marco seja legal, acompanhar todos os problemas de um verdadeiro imperador poderoso é muito mais maneiro.

A série também explora um pouco da cultura chinesa antiga, com várias passagens no império Chinês. Há um personagem bem importante, responsável por mais da metade das cenas de nudez que é chinesa. Aliás, essa série se sobressai a Game of Thrones no quesito putaria. Há passagens em bordeis que mais parecem uma visita à corte de Lilith no inferno; cenas com dezenas de mulheres nuas (mas que são Chinesas, então meh). Nesse quesito essa foi a série com mais nudez que eu já vi. 
Com certeza um atrativo para algumas pessoas.
Só para exemplificar...
Grande parte da temporada não mostra grandes explorações do Marco, já que ele passa grande parte na capital do império mongol, mas nas próximas temporadas ele deve sair de lá. Assim a trama se resume em pequenas explorações mal feitas e em tramas politicas fracas e mal desenvolvidas. O plot tenta ser complexo, mas alguma coisa um pouco mais legal acontece somente uma vez, e os twists nem são muito impactantes.

Há vários personagens, mas nenhum deles é muito cativante, tirando o Kublai, o Marco e uma mina com quem ele se envolve, e o fato de ter poucos personagens bons é um ponto que atrapalha o próprio enredo já que não nos importamos verdadeiramente com o que acontece: Seja uma batalha, uma morte ou uma luta. O fato de um personagem morrer ou não, não te causa nenhuma reação e isso é muito ruim.


Enfim, a série é razoável, não espere nada genial. A ambientação se sobressai aos personagens e ao plot, e isso nunca é bom. Até recomendaria, mas acho que não te acrescentará nada já que o grande feito da série foi uma reprodução bacana da cultura mongol amplamente baseada no livro “TheSecret History of the Mongol Queens” de Jack Weatherford, o livro usado pela produção da série para sua pesquisa. Então se você quer entender aquela época é melhor que se leia o livro e deixe a série de lado, pois como uma ficção ela é bem falha. Então eu não recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.