segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O Lobo de Wall Street, Pulp Fiction & Birdman - Filmes Que Assisti Recentemente.

Tenho assistido a alguns filmes recentemente. A maioria são filmes antigos que por algum motivo inexplicável e até mesmo vergonhoso eu ainda não tinha visto. Como não quero fazer resenhas ou análises de filmes antigos, vou fazer uns breves comentários sobre eles. Enfim...

O Lobo de Wall Street (2014)
Esse filme não é assim tão antigo, mas já pode ser considerado um clássico. Estrelando o Leonardo DiCaprio em seu estado pré-overdose, quase enlouquecendo em cada cena; esse filme conta a história de Jordan Belfort, um corretor da bolsa que descobre uma forma de negócio muito lucrativa, mas ilegal, e inicia a construção de um império regrado em drogas e putaria (tá ai uma sinopse que vende um filme).

O filme é insano. É aquela famosa loucura organizada, que se desdobra na empresa mais maluca ever. O filme é recheado de cenas +18 e ainda conta com um verdadeiro documentário de demonstração de drogas (eles literalmente se afundam nelas). O filme é um tapa na cara e toda sua insanidade se casa perfeitamente, tanto que você cria uma admiração por esse estilo maluco de levar os negócios, mesmo sabendo que eles são os verdadeiros vilões. Sem contar que o DiCaprio escrotiza tudo e a todos. São três horas de bom cinema, e parabéns ao Scorsese, que mesmo velhote tem moral pra fazer um filme tão louco (coisa que muitos jovens politicamente corretos achariam desrespeitoso ou imoral, enfim). Um ótimo filme.

Pulp Fiction (1994)

Um filme antigo, de 1994, mas que não deve nada a filmes atuais (que na maioria das vezes só contam com câmeras em whateverHD, efeitos especiais fodões, mas que não tem personagens complexos, diálogos interessantes e um roteiro bem feito). Enfim, o filme conta três histórias separadamente; sendo os personagens: Jules e Vincent, dois gangsters (os melhores personagens, sem dúvida alguma), um casal de bandidos e Butch, um boxeador que está sendo pago para perder numa luta.

O filme segue uma estrutura de narrativa não-linear e conta com algumas perspectivas diferentes da mesma cena, em alguns momentos. Os personagens são muito desenvolvidos, porque o filme é basicamente um grande monologo, já que acompanhamos os personagens conversando e fazendo coisas, mas principalmente conversando. Eles não precisam apelar para passados tristes para desenvolver personagens, alguns deles nós apenas sabemos o nome, mas com seus conceitos sobre o mundo passados no filme identificamos suas personalidades e estilos.

O filme ainda tem um roteiro totalmente maluco e imprevisível, com mortes sem a menor cerimonia e momentos de humor negro que são muito bons. Eu admito que ri muito com esse filme, principalmente nas cenas do Jules (Samuel L. Jackson), que estava de sacanagem quando fez esse filme. Muito recomendável, se você (assim como eu) nunca tinha visto esse filme, se redima com o mundo e veja agora!

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). (2015)

Birdman conta a história de Riggan Thomson, um ator que estrelou três filmes do Birdman (o Homem Pássaro) no passado, mas que se negou a fazer o 4º filme e viu, depois disso, sua carreira decair. Agora tenta, com uma peça da Broadway, levantar sua carreira novamente. Um fato interessante desse filme é que o ator protagonista Michael Keaton, conhecido por estrelar dois filmes do Batman no passado, teve uma queda em sua carreira depois dos filmes do homem morcego. Seria Birdman sua chance de levantar sua carreira? Seria Birdman um filme sobre si mesmo?

Caras, esse filme (que está concorrendo ao Oscar desse ano em 9 categorias) é um dos melhores filmes que eu vi na minha vida. Ele conta, em grande parte do filme, com um falso plano sequencia (que contém alguns cortes), mas que passa a impressão que tudo foi feito em apenas um take, ou seja, com a câmera acompanhando os atores por toda a parte, sem nunca parar a cena, até o fim. A história é sensacional, os personagens são bem desenvolvidos e interessantes. Há críticas sociais e comportamentais interessantíssimas e linhas de dialogo no estilo “monólogo” sobre a vida que é um verdadeiro tapa da cara de todos que estão assistindo.

O filme tem uma característica muito bacana, pois ele brinca com si mesmo quase a todo o momento, chegando ao ponto em que o Birdman (no auge da doidera do Riggan) critica o próprio filme, perguntando por que ele estava fazendo aquela obra depressiva e filosófica, enquanto o publico prefere ação e pornografia, introduzindo flashs de filmes que lembram “Transformers” e até mesmo “Os Vingadores”. Por mais de uma vez ele brinca com a loucura do Riggan, fazendo-nos acreditar em algo que não necessariamente está acontecendo, ou vice-versa, nada é realmente definido, abrindo margem para interpretações principalmente em seu final.
Um filme que você TEM que assistir. Um grande concorrente nesse Oscar.

Pois bem, esse foi o primeiro post desse tipo, falando dos meus últimos filmes vistos. Comente os seus ai embaixo.

Até mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aproveite e deixe um comentário. Você não está fazendo nada mesmo.